top of page

Terapias Contextuais

As Terapias Comportamentais Contextuais são um conjunto de abordagens terapêuticas baseadas em evidências, e entre elas estão a Terapia de Aceitação e Compromisso (ACT); e a Terapia Comportamental Dialética (DBT).

 

Essas terapias levam em conta o papel do contexto em que o comportamento de determinada pessoa ocorre, ou seja, a história de vida, a cultura, as pessoas com quem se relaciona e o ambiente em que vive. Também consideram que cada comportamento tem uma função específica.

 

São, portanto, terapias com modelo contextual e funcional de ciência, e que se afastam do sistema internalista/mentalista que geralmente são mais comuns na psicologia.

ACT

A Terapia de Aceitação e Compromisso (ACT, do inglês Acceptance and Commitment Therapy) é uma modalidade de terapia comportamental contextual que descreve padrões de interações entre as pessoas e o ambiente, que podem trazer sofrimento psicológico.

 

Para entender por que o cliente continua se comportando de forma que esse sofrimento é recorrente, a ACT utiliza o Modelo de Inflexibilidade Psicológica, composto por seis conceitos: esquiva experiencial; fusão cognitiva; apego ao self conceitual; falta de contato com valores; atenção inflexível; e inercia/impulsividade.

 

E para trabalhar esses comportamentos que geram sofrimento, a ACT utiliza o Modelo de Flexibilidade Psicológica, composto por: contato com o momento presente; aceitação; valores; ações comprometidas; self como contexto; e desfusão.

 

Assim o principal objetivo da ACT será a promoção de flexibilidade psicológica, e isso significa conseguir pensar e sentir com abertura, conectando-se com o momento presente e buscando ter ações comprometidas com seus valores.

Terapia Aceitação e Compromisso
DBT
Terapia Comportamental Dialética

DBT

A Terapia Comportamental Dialética (DBT, do inglês Dialectical Behavior Therapy) é uma terapia que foi desenvolvida inicialmente para tratamento de pacientes com ideação suicida crônica, diagnosticados com Transtorno de Personalidade Borderline (TPB). Mas desde então, vários estudos clínicos vêm demonstrando sua efetividade em vários outros tipos de demandas.

A DBT é baseada na teoria biossocial e dialética, que destaca a desregulação emocional e comportamental como fator importante no tratamento da saúde mental. O tratamento em DBT é composto prioritariamente por terapia individual e treinamento de habilidades. Ambos, baseiam-se em quatro principais tópicos: regulação emocional, mindfulness, efetividade interpessoal e tolerância ao mal-estar.

 

O principal objetivo da DBT, é ajudar as pessoas a modificar seus padrões de comportamentos, emoções, relações interpessoais e pensamentos, que são associados aos problemas da vida desse indivíduo.

bottom of page